Para quê precisamos de cultura?

O ser humano é um bicho complexo. Na teoria precisamos de muitas coisas para viver, mas e para sobreviver, o que seria necessário? Podemos apelar para Pirâmide de Maslow que elenca o mínimo necessário para que possamos sobreviver. Pela ordem, as necessidades fisiológicas, depois segurança, amor/relacionamento, estima e realização pessoal.

Na teoria, continuaremos a funcionar tendo atendidos somente as necessidades fisiológicas: respirar, comer, água, sono, saúde e excreção. Tem sexo também nestas necessidades, mas não precisamos disso para nos manter vivos e sim para nos perpetuar. E isso aqui não é sobre sexo. Vocês vão ver na frente.

Em nenhum lugar desta famosa pirâmide de necessidades fala sobre cultura. Interessante né?

Bem na teoria, não precisaríamos de ver futebol no domingo e passar raiva com nossos times, ver filmes, maratonar séries, ouvir músicas, ver uma exposição de quadros, ir ao teatro, ler um livro de entretenimento, ler um livro de quadrinhos.

Para quem não compreende o quão importante são as coisas do parágrafo anterior, concordaria comigo até agora.

O problema ou alívio, é que muita gente concorda comigo que não somos máquinas que acordam todos os dias, resolvem as necessidades fisiológicas e voltam a repetir o mesmo ciclo, entra dia, sai dia.

Sempre temos a necessidade de sermos motivados ou tocados emocionalmente, seja em relações, seja para querer levantar da cama seja para encarar um dia cheio de compromissos.

Um mundo sem música seria uma enorme tragédia para mim. Se emocionar com cultura com um feito sensacional no esporte ou vendo um filme ou série muito bem feitos para mim é uma das formas que mais elevam o espírito e nos aproximam do divino.

Uma vida sem cultura, sem emoção e sem nos tocarmos não vale a pena ser vivida, logo não é vida e por causa disso, entra para mim, na Pirâmide de Maslow na mesma posição das necessidades fisiológicas. Tem muita gente lutando pela sobrevivência pura e simples. Elas podem e devem ignorar este meu ponto. Precisamos evoluir no mundo para que todas as pessoas tenham o acesso garantido ao mínimo para sobreviverem dignamente e terem acesso a educação. Chegando nisso, será fundamental todos termos acesso a cultura ou que ela nos impulsione a resolver os problemas mais sérios para nos elevarmos como pessoas.

Quem foi a um show sensacional, sabe do que eu falo. Quem ouve uma música querida alto dentro do carro, idem. Quem chora ao ver uma cena tocante num filme vai se conectar comigo.

Agora imagina o dia em que você pode fazer isso com alguém especial. Aí é do outro mundo. Eu tenho isso com minhas filhas quando ouvimos música no carro ou vemos filmes juntos. Vou contar para vocês: é sensacional e indispensável 🙂

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.