Como nos prepararmos para 2018

Não, o mundo não deve acabar, se bem que estamos nos esforçando bastante para tal.

Me refiro às amplas eleições que teremos em 2018: Presidente (vice é eleito junto, tá?), Governador, Senador, Deputado Federal e aqui em Brasília, Deputado Distrital.

A primeira régua de avaliação clara que vou fazer é: nenhum dos que foram eleitos em 2014 merecem ser reeleitos. Dito isto, Dilma, Temer, Rollemberg, Reguffe (esse vai até 2023…), Hélio José, Cristovam, Fraga, Augusto Carvalho, Erika Kokay, Izalci, Laerte Bessa, Rogério Rosso, Ronaldo Fonseca e Rôney Nemer não merecem meu voto. Talvez eu analise somente a situação do Cristovam que costuma defender posições que acredito. Talvez.

Se o candidato estiver sendo investigado, processado ou tiver a menor chance de ser denunciado, eu também não votarei nele. Todos somos inocentes até prova em contrário, mas em política, para mim, está claro que precisamos colocar a régua de medição mais em cima. Já escrevi sobre isso aqui:

Sobre política, políticos e critérios de elegibilidade

A pergunta é: como sabemos se um candidato é probo, ético e fará um trabalho decente ocupando um cargo político e público?

Fiz uma pesquisa e listo abaixo os sites que acredito podem mais nos ajudar a filtrar políticos bons dos ruins. Se alguém souber de algum outro site que não os listados abaixo, me manda que atualizo o post.

http://www.atlaspolitico.com.br

Segundo o site, analisa o político por 5 dimensões: Representatividade (quantos votos válidos recebeu para se eleger), Campanha Responsável (gastos de campanha), Ativismo Legislativo (proposições feitas), Debate Parlamentar (discursos feitos), e Fidelidade Partidária (mudanças de partido). Ajuda a ter uma noção da performance política, mas nada fala sobre processos, investigações e condenações.

http://www.politicos.org.br

Ranking dos políticos. Analisa cada um pelas seguintes dimensões: Presença nas sessões (assiduidade), Privilégios (como usa a cota parlamentar e verba indenizatória), Processos judiciais (se está sendo processado e por que), Outros (formação e fidelidade partidária), Qualidade Legislativa (como votou matérias importantes). Este já ajuda a ver os processos judiciais, mas não mostra ainda as investigações.

http://www.votenaweb.com.br

Este é um site mais popular em que as pessoas podem votar em diversos quesitos do político. Serve mais aos políticos do que ao propósito de separar o joio do trigo.

https://www.transparencia.org.br

É um instituto com alguma credibilidade mas está com o portal excelências fora do ar por falta de financiamento.

http://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

É uma agência de checagem de fatos, muito importante em tempos de internet em que damos forward, like e opinamos por supostos fatos que nem sempre são verdadeiros.

Notei, até agora, a falta de um site que liste quais políticos foram indiciados, denunciados pela PGR ou estão sob investigação. Acho este dado fundamental para que possamos escolher com um critério maior quem colocar a frente de bilhões de reais dos nossos impostos.

Vamos continuar a procura.

Atualização: o site Reclame Aqui criou uma ferramenta chamada Vigie Aqui (http://www.vigieaqui.com.br/) que instala um plugin no seu Chrome e cada vez que aparece o nome de um político com problemas na justiça, pinta ele de roxo e mostra os processos. Achei sensacional a ideia e já instalei. Agora é com a gente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s