Dinheiro e Proteção

Por que uma pessoa corrupta busca se eleger? Basicamente por 2 motivos: ter acesso a dinheiro e imunidade.

Ao ganhar poder de representante do povo, um político passa a ter acesso a dinheiro, gasto através de licitações e assim pode movimentar a roda e roubar dinheiro público. Este político poderia roubar dinheiro de várias formas: sendo o corruptor, ladrão de banco, traficante, estelionatário, etc.. O que o atrai? A imunidade parlamentar. Só poder ser processado em certas instâncias o garante num local confortável para roubar dinheiro.

Como podemos evitar colocar pessoas corruptas então no poder? A resposta óbvia é através do voto: eleger gente honesta. Aí temos 2 problemas que só se resolverão muito a frente: não há muita gente honesta se candidatando e nós não sabemos votar ainda.

Tem outra forma de evitar corruptos no poder? Aparentemente sim:

  1. Acabar com a imunidade parlamentar – Ela foi criada como um produto do nosso trauma da ditadura que retirou ilegalmente vários políticos de seus cargos. Não há mais a necessidade de termos isso. As instituições funcionam. Meio mal, mas funcionam.
  2. Reduzir o salário de todos os cargos públicos para 1 salário mínimo sem qualquer regalia – Isso mesmo: sem carro, sem motorista, sem cota de passagem, verba indenizatória, apartamento funcional, nada. Se você quer se eleger para um cargo público, é porque você quer servir, não ser servido.
  3. Aumentar estupidamente o controle externo – Não é possível vazar tanto dinheiro assim com o tanto que pagamos de salário para o TCU e TCEs. O controle deve ser maior e melhor, bem melhor.
  4. Aumentar penas para crimes de corrupção – tanto ativa quanto passiva.
  5. Fazer que para qualquer pagamento público ao menos 5 pessoas assinem por ele – Se a corrupção vier dali, os 5 respondem por ela.

Talvez isso ajude. Talvez.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s