A pirâmide de Maslow e o governo

Abraham Maslow foi um psicólogo que desenvolveu a teoria da pirâmide de necessidades humanas que levou seu nome. Esta teoria coloca em ordem de prioridade nossas necessidades da base ao topo:

  1. Fisiológicas
  2. Segurança
  3. Amor e pertencimento
  4. Estima
  5. Atualização

O quê isso tem a ver com o governo?

Simples. O governo tem a prerrogativa de alguns serviços que ele deve nos prestar e praticamente afeta toda a pirâmide. Ele deveria então focar nas mesmas prioridades. Vejamos:

Necessidades fisiológicas: necessárias para a sobrevivência humana. Ar, água, comida, vestuário e abrigo. Todo governo deve se preocupar com a manutenção da qualidade do ar e da água, regulando quem potencialmente pode poluir estes recursos. Garantir a qualidade de alimentos, cobrar menos impostos em roupas e alimentos também estão nas suas prioridades. Garantir o correto uso de terrenos e suas destinações e promover o financiamento de casas populares idem. O governo deve se envolver claramente na base da pirâmide.

Necessidade de segurança:não só segurança física, mas financeira, de saúde ou contra acidentes. Claramente o governo está aqui e com mais força. Segurança física é atributo exclusivo do governo com a segurança pública. Segurança financeira é dada pela regulamentação correta de mercados e fiscalização. A saúde deveria ser pública e de qualidade, algo que não ocorre aqui e a prevenção de acidentes para evitar gastos desnecessários com segurança também.

Necessidade amor e pertencimento: aqui tratamos sobre felicidade, amizade, intimidade e família. Parece que não, mas há governo aqui também. A fiscalização do trabalho de juízes, advogados, ministério público e defensoria pública na atuação em processos de família é fundamental. Juízes não podem decidir o que quiserem e sim o que a lei manda. Qualquer outro profissional envolvido neste processo deve ser regido por um código de ética e ser punido quando o viola.

Necessidade de estima: ter autoestima e autoconfiança. Aqui o governo influencia menos, mas influencia. A condução correta de políticas públicas que coíbam o preconceito e injustiça além da correta condução da economia evitando ao máximo o desemprego que assusta e abate e muito o sentimento de pertencimento das pessoas.

Necessidade de atualização: nossa vontade de crescer e nos tornar o que quisermos ser. Uma das mais sutis e mais importantes necessidades, totalmente negligenciada por todos os governos. Educação de qualidade aliada a uma economia de classe média forte possibilitariam a todos a perseguir suas vocações e não somente meia dúzia de profissões que dão dinheiro ou estabilidade financeira neste país. 9 em 10 estudantes da maioria das faculdades de Brasília sonha em virar servidor público. Duvido que 10% destes estudantes sonha pelo ideal de servir ao país. Sonha com a estabilidade, salário bom, pouco trabalho e possibilidade de fazer hobbies tranquilamente.

Se eu fosse um governante, olharia para a pirâmide de Maslow com mais cuidado. Tem gente que assume o poder e resolve da cabeça sair pintando muro que antes tinha desenhos bonitos. Outros compram carros de luxo e helicópteros. Nada disto está na descrição acima.

Mais sobre a pirâmide de Maslow pode ser lido aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Maslow’s_hierarchy_of_needs#Physiological_needs

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s