O que Friends tem a ver com a nossa vida ordinária?

Resolvi rever Friends deste a primeira temporada. Já cheguei na sexta temporada agora.

Notei hoje que existem semelhanças entre a vida das 6 criaturas e a minha vida.

Vamos começar pelo que é obviamente nada a ver: a vida não tem claque. Seria até bom ouvir alguém rindo toda vez que acontecesse algo divertido ou sarcástico. Outra que não rola, obviamente, é morar em Nova York.

O que eu notei vendo Friends de novo é que eles passam por situações horrorosas e mesmo assim a gente acha graça: Ross perde a primeira mulher porque ela virou lésbica antes dela ter o primeiro filho, a segunda porque ele fala o nome errado no altar e a terceira porque casou em Vegas bêbado e a terceira ainda engravida dele logo na noite de núpcias. Joey não arruma emprego. Monica tem TOC, Chandler tem traumas sérios de infância e Phoebe vive em um planeta alternativo.

Só que eles contam e levam as coisas de um jeito que acaba ficando leve. Talvez, fazer piada da nossa própria desgraça nos ajude a passar momentos difíceis. Tá bom que com a vida dos outros tudo é mais leve.

Outra coisa bacana em Friends é que sempre que acontece alguma coisa ruim com um deles, os outros 5 ajudam a aliviar e resolver. Quando 2 deles brigam, sempre acham um jeito de resolver as diferenças depois.

Ter amigos para te ajudar a passar pelos momentos difíceis é muito importante. Ter alguém para conversar ajuda demais.

Friends ou qualquer outra coisa que você  veja tem sempre algo para te ensinar. Basta ter a mente aberta para isso.

Em tempo: terminei esta semana a S10 de Friends. Sabia que o programa ia ficando pior para o final. Menos sem graça e lembrava como termina o show: de forma melancólica. Se você ainda não viu a série e não quer surpresas, melhor parar de ler por aqui.

Terminar com o apartamento central de Friends vazio foi triste. Ainda mais porque a série foi perdendo a graça ao longo das temporadas. Acho que até a S05 foi sensacional. Depois foi declinando e declinando. Do jeito que acabou não consigo imaginar um futuro exatamente brilhante para seus personagens: Monica e Chandler caminham para um futuro divórcio com 2 filhos adotados e uma casa no subúrbio. Phoebe igualmente com seu novo marido que nunca disse a que veio. Deve se isolar do resto dos amigos. Ross e Rachel certamente se separarão num futuro não muito distante e provavelmente não se darão muito bem o resto da vida. Sobra o Joey que depois teve um show só para ele (foi um fracasso) se mudando para a Califórnia. Deve terminar a vida sozinho e falido em um asilo de artistas.

Meio pessimista, sei, mas é o que me parece que acontecerá com a vida de 6 jovens de Nova York cheios de vida perto dos 30 anos achando que o futuro seria brilhante…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s