Minha versão Black Mirror do Brasil

Imagine um episódio do Black Mirror. Para quem não conhece esta espetacular série inglesa, recomendo demais. Tem no Netflix. Ela mostra o lado negro da nossa sociedade e tecnologia em um futuro próximo e previsível.

O Brasil de um futuro próximo aboliu o Congresso Nacional pelo excesso de corrupção e tentativas de uso da máquina pública para interesses particulares. No seu lugar, assume o povo diretamente. Todos teremos smartphones para votações instantâneas. Qualquer alteração na legislação solicitaria a nossa aprovação direta e este resultado sairia instantaneamente.

Correríamos o risco de substituir o legislativo e suas decisões monocráticas pela votação direta também. Corruptos seriam condenados imediatamente via voto direto.

As propostas seriam feitas por qualquer cidadão e as decisões tomadas na hora.

Outra mudança clara na vida pública. Todo e qualquer servidor público, incluindo todos os agentes públicos seriam filmados 24×7. Todas as suas interações com qualquer pessoa seria filmada e disponibilizada para 100% da população acessar via smartphone e poder avaliar se eles atual de acordo com nosso código de ética.

Veja, não é isso que desejo ao meu país, mas parece um possível futuro negro tecnológico para nosso país. Cada vez temos mais escândalos públicos neste país e cada vez menos acreditamos em agentes públicos. Sempre haverá o desejo de substituir políticos ineficientes e corruptos por políticos melhores, mas e eles não existirem? Surge a tentação da democracia direta através da tecnologia.

A se pensar. A se pensar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s