5 formas melhores de protestar que não invadir uma escola

Todos temos direito a protestar. Faz parte da democracia. Inclusive está previso na nossa constituição desde 1988:

TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se
aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XVI todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

A idéia de invadir escolas públicas e universidades para protestar contra a PEC que limitará os gastos públicos no Brasil me parece errada. Ao invadir uma escola, aulas e atividades foram canceladas. Como fica o direito de quem quer assistir aulas? E se há alguém que ou é a favor da PEC dos gastos ou até neutro e não consegue assistir aula por conta de um protesto que não o representa? Por estes motivos, acho a invasão de escolas erradas, mas a motivação dos estudantes invasores é legítima: eles têm direito ao protesto, contanto que pacífico.

Assim sendo, pensei em algumas formas de protestar e humildemente sugiro a eles para as próximas vezes:

  1. Proteste em frente ao Congresso Nacional: há um enorme gramado para lá exercer seus direitos. Se o protesto for bem organizado, terá sucesso.
  2. Promova um show beneficente com arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos aos necessitados. Um palco é um lugar bem interessante para protestar e ainda por cima ajuda a quem precisa.
  3. Faça um evento online de conscientização da sua causa pedindo a todas as pessoas que se identifiquem com o movimento que entrem em contato com o seu parlamentar de seu estado. Liguem, mandem email, peçam audiência. Afinal, eles trabalham para nós e não o contrário.
  4. Ache formas bem humoradas de protestar. No Brasil damos mais atenção à comédia do que o drama. Localize um comediante que acredita nos mesmos valores que você e faça um vídeo no youtube viralizar. Já imaginou o tanto de acesso que terá?
  5. Faça uma marcha do silêncio. O silêncio é mais impactante do que qualquer barulho. Gandhi libertou um país inteiro sem levantar uma única arma e sem usar violência. Se você precisa aprender a se manifestar, sugiro veementemente que leia sobre ele e sua vida.

Se nada disto te apetece, sobra o humilde pedido de que você pense nos outros antes de agir. Um dos maiores problemas do brasileiro é o egoísmo. Raramente nos colocamos no lugar dos outros ao tomarmos ações. Não vimemos sozinhos em bolhas. Somos uma sociedade e como tal, precisamos limitar nossas ações quando elas esbarram em direitos alheios.

Faça ao outro aquilo que gostaria que fizessem a você. Confúcio estava certo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s