Tá tudo errado

Eu sou engenheiro, filho de engenheiro e neto de dois engenheiros, um de cada lado.

Acho que tenho vocação para ser engenheiro.

Mas o que é ser engenheiro?

Te explico: fomos criados para resolver problemas. Solucionar coisas emperradas, paradas, sem solução. Desde desentupir uma pia a colocar o homem em Marte. Tudo pode ser modelado como um problema e possui uma solução. As vezes demoramos, mas resolvemos mais cedo ou mais tarde. De vez em quando me lembro das condições de contorno que me tiravam o sono na época da Universidade. Se eu soubesse o que iria enfrentar aos 17 quando entrei na UnB, hoje aos 44, nunca teria feito o curso que fiz. Era louco ou inconsequente, ou ambos.

Porque tudo está errado? Simples. Temos pencas de problemas, algumas pessoas capazes de resolvê-los mas ninguém se esforçando para tal. Nem queremos.

As empresas não vendem. Se não vendem o dono fica mal humorado. Desconta no funcionário, que fica puto por ouvir o que acha que não merece. Ele vai e desconta em casa na família que fica chateada. A família leva a chateação para o colégio e pronto: temos um vírus bem mais contagioso que qualquer H1N1.

Empresas são parte do princípio da engenharia: resolver problemas. Quando um cliente vai a uma empresa quer resolver um problema e não criar outro ou outros que nem sabia que existiam. Um funcionário deveria ver o patrão como um aliado e vice-versa. Estamos todos no mesmo barco furado amigo. Retração de 6% no PIB é pancada. Se não nos ajudarmos, vai tudo pro buraco mesmo. E tá indo, porque ninguém está disposto a mostrar um sorriso ou qualquer atitude que seja para nos tirar da lama em que nós mesmos nos enfiamos.

A Dilma é nossa presidente. É minha que não votei nela, é sua quem votou e é de quem sequer tem idade para votar. Democracia é assim: a maioria nos representa. Se eu quero que ela saia? Quero sim. Tenho minhas razões e tomei partido após ler bastante sobre o assunto. E li sim: boa parte da acusação pela qual ela passa é matéria do que estudo diariamente.

Agora, penso eu como engenheiro que nenhuma pessoa (eu incluso) se mexe para tentar colocar as coisas no lugar, consertar a máquina e colocar ela para produzir novamente. O máximo que fazemos é colocar algum silver tape, dar uns chutes, fazer cara de mal humorado e rezar para que ninguém venha falar com você, assim quem sabe esta fase passe logo.

Deste jeito, vai passar não. Precisa de engenheiro nisso e nós estamos na pior fase deste país para engenheiros que não querem mais consertar nada.

Leave a Reply

