Idéia maluca

Pensei esta semana inteira: qual seria uma saída viável para o Brasil? Honestamente, não acredito em nenhum, absolutamente nenhum dos políticos possíveis candidatos a presidente em 2018. Lula, vai preso e não daria nem R$2 para ele administrar, Aécio é um merda, Marina não vai dar conta do rojão, Bolsonaro, este nem merece o início de um esboço de explicar.

Temos um problema: somos um país rico. Isso mesmo: rico pra caralho. PIB acima de 6Tri, impostos na casa de 2Tri anuais. É muito dinheiro para pouca administração e uma enorme tentação ao desperdício e roubo.

Acho impossível em menos de 200 anos darmos um jeito nisso.

Aí pensei: e se virássemos uma quase anarquia? Quase nada de governo, reduzindo os impostos ao mínimo e cada um por si? Viraria selva e ferraria os mais pobres.

Hoje tive uma ideia, que provavelmente serei taxado de louco e babaca, mas me parece viável ao menos para pensamento.

Primeiro, chamaríamos uma assembléia constituinte para criar uma nova constituição, mas que só mudassem os artigos que são cláusula pétrea no sentido de podermos separar a federação. Depois disso, criaríamos entre 5 e 10 países:isto mesmo. Vamos fatiar o PIB para diminuir o roubo e aumentar o controle da população. Acabaríamos com os prefeitos e câmara de vereadores e teríamos conjuntos de municípios maiores com menos gente pregada no governo.

Transformaríamos um país continental em um continente de nações independentes e harmônicas entre si.

Eu sei, parece maluquice acabar com o Brasil, mas meu amigo acorda: o Brasil tá acabando, se é que não acabou e já estamos na fase purgatório sem saber.

Uma coisa eu não sei responder: como dividir. Se pegarmos, sei lá SP+MG e formarmos um país, fica tudo beleza. Se pegar RJ+ES e formar outro, tudo bem também. Agora, se pegar AL+SE e formar um país, acho que implode. Precisaria pensar nisso.

Ao reduzir o tamanho do país, reduzimos o tamanho do problema, o tamanho da tentação de roubar e principalmente trazemos o povo mais perto de quem nos governa.

Eu sei, é radical a ideia, nem sei se já pensaram antes, mas acho que vale o exercício.

Estou aberto a discutir esta ideia de forma educada e aberta com quem tiver interesse.

Leave a Reply

