I have a bad feeling about this

Eu tenho 44 anos. Já passei por algumas situações drásticas e tragédias na vida. A ver:

  1. A derrota para a Itália por 3×2 na copa de 1982. Tínhamos um timaço. Falcão, Sócrates, Zico, Junior, Cerezo, etc. Podíamos empatar que passaríamos. Itália fez 1×0, empatamos. Itália fez 2×1, empatamos. Itália fez 3×2, dançamos. Aquilo doeu na minha alma. Tive ódio mortal de Paollo Rossi na época. Aprendi o que era derrota. O 7×1 da Alemanha foi nada. Nem senti. Aliás, na copa de 2014 eu torci contra o Brasil para qualquer sucesso não ser usado politicamente.
  2. A morte do Tancredo em 1985. Ficamos pregados em uma tv por mais de 30 dias vendo a lenta e agonizante morte do nosso último presidente eleito de forma indireta x Paulo Maluf e o primeiro civil depois de duas décadas de ditadura militar. Falaram que a ditadura voltaria. Figueiredo disse que não passaria a faixa ao Sarney, mas no final, fizemos a transição e geramos a nossa atual constituição em 1988.
  3. Impeachment do Collor em 1992. Sim, na época da eleição eu tinha 16 e podia votar para presidente. Votei no Collor. Nos 2 turnos. Fiz campanha para ele. Não soube o que pensar exatamente na época do impeachment. Não fui as manifestações. Tive medo da volta da ditadura novamente. Era o primeiro presidente eleito pelo voto após a ditadura. Anos depois entendi o caso, aprendi e vi que errei em apoiar uma pessoa desonesta e sem ética. Não votaria no Collor nem para representante de grupo de bêbados em boteco.
  4. Implosão do estádio São Januário na final do Brasileirão de 2000. Estava lá, arrastado por uma amiga vascaina. Vi o Romário arrumar uma confusão com a arquibancada e vi centenas de pessoas escorrerem alambrado abaixo. Vi Eurico Miranda tentando fazer o jogo voltar e vi mais de 5 helicópteros pousados no gramado. Um horror.
  5. Atentados do 9/11. Eu morava em Boston na época. Vi de perto a capacidade dos seres humanos em causarem tanta dor e sofrimento aos outros. Imagens que ficaram marcadas para sempre na minha cabeça e que mudaram o mundo para sempre.
  6. Tsunami no pacífico em 2004. Mais de 200.000 pessoas morreram com uma única onda. Um desastre sem precedentes que entrou para a história e me deixou triste e de boca aberta.
  7. Chegamos aos eventos de ontem.

Estamos em um momento chave na vida do Brasil. As escutas que tiveram seu sigilo quebrado ontem e divulgadas são muito sérias. Por tudo que li e ouvi ontem e hoje, entendi que houve autorização legal para que a escuta fosse feita, deverá haver uma análise para saber se foi legal ou não ter pego lateralmente um telefonema da presidente ao Lula, alvo da escuta e investigação, se esta última escuta que foi feita após a determinação do juiz Moro de se encerrar o processo poderá ser aceita como prova e finalmente se sua quebra de sigilo foi legal ou não.

Independente dos pontos acima, o teor das conversas é devastador. Ali vemos o uso contínuo e escancarado da república que vem da conjunção das palavras res e pública, ou seja, a coisa pública, sendo utilizada sem escrúpulos por um bando de pessoas sem caráter. São do PT? São sim, mas tem apoio de tudo que é lado: PMDB principalmente, PCdoB e vários outros partidos. Esta crise é só do PT? Não. Ele é o ator principal, mas tem gente envolvida de quase todos os partidos.

Vamos fazer um teste de confiança: você teria coragem de deixar qualquer um destes políticos dar uma bala a seu filho? Eu, não. PSDB, PT, PMDB, PDT, PCdoB, DEM, Rede, nada disto me representa. O problema é que eles nos representam sim. Nós os colocamos lá através do voto.

Precisamos agora, colocar pessoas melhores no congresso. Pessoas decentes no executivo. Acabar com 90% dos cargos comissionados. Julgar, condenar e prender se for o caso as pessoas sem moral que usurpam os bens públicos.

Mas, I have a bad feeling about this. Acho que nada mudará muito nos próximos 10 anos.

Chega.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s