Minha profissão

Faz alguns meses eu decidi sentar e estudar para passar em um concurso público. Foram vários os motivos que me levaram a este caminho:

  1. Não quero sair de Brasília. Gosto da cidade, dos meus amigos e principalmente porque minhas filhas aqui moram.
  2. A iniciativa privada por aqui tem a estranha relação com o pacto da mediocridade: querem pagar pouco e receber muito. Quando recebem o pouco pelo qual pagaram, reclamam da qualidade, mas não tem interesse em aumentar o valor.
  3. Não há estabilidade no setor privado. As decisões aqui são tomadas na base da emoção e das vontades. O profissionalismo aqui ainda não chegou com força.
  4. Eu preciso formar a minha aposentadoria. Já acumulei patrimônio. Agora preciso pensar nos anos em que estarei aposentado.
  5. Há anos que o serviço público paga por hora trabalhada muito mais que a iniciativa privada.
  6. A carga de trabalho é menor. Quero trabalhar, mas não quero mais trabalhar 12 a 14 horas por dia para ganhar o mesmo que um funcionário público trabalha 7 para ganhar.
  7. Quero ter tempo para outras atividades. Quero dar aulas. Quero programar e quero fazer um curso de gastronomia e música.

Isto tudo faz sentido para mim, agora, eu penso: há alguém que pensa o contrário? Que queira a iniciativa privada? Há sim, mas suspeito que há quem fique no meio do caminho: tenta concurso meia carga e trabalha meia carga. Acaba ficando ruim em ambos. Há os apaixonados pelo que fazem, mas isto é cada vez mais raro.

Quando extrapolo o que penso ao limite começo a imaginar que fecharão os comércios, farmácias, padarias, restaurantes, pois ninguém mais vai querer ser da iniciativa privada, mas de onde virá então o PIB para pagar ao funcionário público? É claro que isso não existe, mas me faz pensar: se muitos querem trabalhar para o governo, quem vai trabalhar para gerar a receita orçamentária?

 

Leave a Reply

