Profissionalismo e preço em Brasília

Eu moro em Brasília há vários anos. Foram 2 grandes temporadas: de 87 a 2001 e de 2006 até hoje.

Boa parte da minha carreira se passou por aqui.

Eu me formei na minha graduação aqui, na UnB. Um dos melhores professores que tive me ensinou uma coisa além da matéria dele. Ele era meio grosseiro, mas ensinou que ele não compactuava com o pacto da mediocridade: ele fingia que ensinava e a gente fingia que aprendia. Ele puxou a turma e eu aprendi. Algumas pessoas não gostaram do jeito dele.

Na minha carreira, eu tentei fazer as coisas direito. As vezes me faltou tato pela falta de experiência. Não gostava de gente que enrolava ou não fazia as coisas direito, mas descobri que não era bem isso que faziam as pessoas ganharem dinheiro. Propaganda dava mais resultado. Falar que fazia ou faria era melhor do que fazer.

Outro ponto que notei é a distância grande que reside entre o que se quer contratar e o que se quer pagar. Todos querem contratar um serviço pelo melhor preço possível, mas no fundo querem algo que funcione. Quando o barato demais não funciona, reclamam, mas duvido que queiram pagar mais na próxima vez.

Aí penso eu que presto o serviço e entro num dilema sempre: entro no pacto da mediocridade, desço o preço e faço serviços mais ou menos porque é isto que o mercado quer comprar ou tento me diferenciar do mercado fazendo um bom serviço.

A resposta baseada na minha impressão é bem simples: deveria ir pro pacto da mediocridade, mas não me sinto confortável nele e não consigo ganhar bons contratos para fazer o que sei fazer melhor.

Daí veio a decisão de estudar para concursos. Hoje é um mercado que paga bem, não gera nem próximo do stress da vida privada, o horário quase sempre é fixo, sem levar serviço para casa e tem estabilidade o que traz uma certa paz de espírito.

Agora, se todos pensarem igual a mim, quem fica na iniciativa privada? Aonde vou comprar pão, abastecer o carro ou educar minhas filhas?

Ainda bem que tem gente que pensa diferente de mim.

Leave a Reply

