Escolhas

Acredito que somos responsáveis pelas nossas escolhas quando adultos. Mesmo influenciados, nós acabamos por tomar decisões que viram escolhas e caminhos na vida.

Eu me sinto ou chateado ou ofendido ou ambos quando alguém diz algo sobre mim que não considero verdade. Uma vez uma menina me falou que eu me vitimava pelas coisas que aconteciam comigo. Não acredito nisto não. Posso reclamar e não gostar do resultado de algumas coisas que aconteceram na minha vida, mas raramente eu fico parado esperando algo acontecer. Sempre me mexo. Se dá certo ou errado, eu aprendo e toco adiante.

Dito isto tenho pensado bastante na minha vida profissional. Ela teve altos e baixos, mas acredito que mais altos que baixos. Vamos contabilizar:

  1. Saí da Universidade e não consegui emprego. Acabei aceitando iniciar um mestrado – Baixo
  2. 4 meses depois a maior empresa de automação predial do mundo veio atrás de mim- Alto
  3. Depois de um tempo fui promovido – Alto
  4. Depois empaquei na empresa – Baixo
  5. Pedi demissão para fazer um MBA – Alto
  6. Não consegui emprego no verão – Baixo
  7. Consegui 3 ofertas sensacionais de emprego no fim do MBA – Alto
  8. Detestei o emprego que escolhi – Baixo
  9. Depois de muito tempo me sentindo perdido fui parar no melhor emprego que tive na vida – Alto
  10. Por uma falta de comunicação, fui para outra empresa que não gostei – Baixo
  11. Pedi demissão, abri um café e detestei ser dono dele – Baixo
  12. Trabalhei 2 anos como diretor de uma fábrica e fiz uma boa grana – Alto
  13. Dei algumas consultorias e me perdi novamente – Baixo
  14. Fui trabalhar num Organismo Internacional após vencer um concurso – Alto
  15. O emprego no Organismo ficou insuportável – Baixo
  16. Foquei na minha empresa – Alto
  17. Não me empolguei como empresário – Baixo
  18. Reiniciei como funcionário em empresa privada – Baixo
  19. Fui promovido – Alto
  20. Saí da empresa porque não me identificava com os valores dela – Baixo
  21. Estou estudando para concursos com afinco – Alto

Atualmente, depois de altos e baixos, cheguei a conclusão de que já fiz tudo que queria fazer na carreira. Eu agora procuro um trabalho tranquilo e estável que possa fazer que pague as minhas contas. Minha paixão saiu do trabalho e foi para algo mais amplo: minha vida como um todo. Eu tinha e ainda tenho um pouco de vergonha de assumir que estudo para concursos. Não sei explicar exatamente o motivo raiz para isto, acho que parte é admitir que abdiquei da minha carreira no setor privado que gostava tanto e hoje perdeu a graça para mim. Eu entendo também que tenho o direito de mudar meu ponto de vista e por isso trabalho neste sentimento.

Espero que este próximo movimento me ajude a chegar onde quero na vida.

Leave a Reply

