O caminho da espiritualidade

Não me sinto uma pessoa espiritualizada. Não possuo religião. Nunca me interessei muito por elas. Minto. Teve uma única que atraiu meu interesse, no início da fase adulta, mas recebeu muita carga negativa dos meus pais. Acabei de distanciando. Hoje tenho pouco interesse.

Minha mãe morreu dia 24 de dezembro do ano passado. Eu já havia feito a minha despedida antes da minha irmã. Ela, por este e por outros motivos, sentiu mais forte do que eu. Através da religião dela, buscou conforto e recebeu uma missão: eu e ela deveríamos encomendar uma missa por ela. Para ficarmos em paz e nos perdoarmos.

Eu fiquei resistente no início. Minha irmã insistiu. Depois de conversar com uma amiga querida e muito mais ponderada que eu, me convenci. Ela me ajudou muito. Se propôs inclusive a ir comigo. Foi fundamental para que eu fizesse algo que vai contra uma filosofia minha. Não tenho nada contra católicos, mas não gosto desta religião pelos dogmas que persegue. O atual Papa parece ser uma ótima pessoa e tem mudado forte isso. Espero que viva mais 30 anos e mude tudo que está errado nesta religião.

Na missa, prestei atenção nas pessoas. Pouco no procedimento que achei mecânico, desprovido de fé ou paixão por quem o executava. As pessoas. Alguns casais novos, outros nem tanto. Alguns exercendo a sua religião de forma até fervorosa. Não enxerguei este fervor no padre. Me parecia desleixado ao ler textos. Erraram o nome da minha mãe. Mas afinal quem era a minha mãe para esta comunidade? Ninguém. Era um protocolo.

Voltemos as pessoas. Elas faziam mais sentido para mim na observação. Será que elas acreditavam no que ouviam ou ficavam absortas na sua fé? O que as leva ter fé em uma religião que consiste num conjunto de palavras e atos proferidos? Ainda um mistério para mim.

Eu ainda vou desenvolver mais a espiritualidade, mas agora não é o tempo correto. Falta ainda amadurecer várias coisas antes.

Ao final da missa a minha filha traduziu bem aquele mundo alienígena para a gente ao sair da igreja: Tia, porque eles tão jogando molho na gente?

Leave a Reply

