Negociação

Um dos 5 melhores cursos que fiz na vida foi o de negociação com o Prof. Joe Byrnes, ex-reitor de Bentley.

Eu sabia muito pouco sobre o tema e aprendi pacas.

No curso, o professor explicou que existem somente 3 tipos de negociação: win-win, win-loose e loose-loose e para cada uma das 2 primeiras ensinou técnicas, sendo que ele no final recomendou usar mais o win-win por uma razão, a de que se você pretende fazer negócios recorrentes com uma pessoa, busque sempre o win-win, pois se você busca o win-loose e ganha, eventualmente a outra parte não vai ter mais interesse em negociar com você e aí, vira um loose-loose.

Interessante né? A técnica da busca do bem comum. Muita, mas muita gente sequer imagina isso quando vai negociar e tenta sempre espremer o outro lado tal qual uma laranja. Nunca foi o meu estilo. Até sei fazer agora, devido ao curso, mas não é da minha índole ou do meu caráter. Até mesmo quando não tenho perspectivas de negociar novamente, busco o win-win.

Win-win é entender que eventualmente, você abre mão de algo, para que o outro ganhe, ou, mais inteligentemente, buscar uma posição criativa em que todos ganhem sem perder nada.

O win-loose quase sempre vira um jogo de fuder o outro a qualquer custo. Aí, meu amigo, eu tô fora e vou pro loose-loose.

Tem acontecido bastante em uma das negociações mais importantes da minha vida.

Leave a Reply

