Para enterrar a lei de Gerson

Coitado do Gerson: foi contratado para fazer um comercial de cigarros e ficou marcado para o resto da vida. “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?”.

Errado.

Por esta lei, várias pessoas fazem coisas horrosas em nome desta vantagem. Como ganhar sempre? Como fazer para sempre estar no topo? Não existe isto. Tudo tem um equilíbrio e o equilíbrio que conheço é ter uma atitude correta e buscar o ganho no outro lado. Onde todos ganham, existe um ambiente equilibrado.

Murciy Ramalho, técnico do meu querido Fluminense, deu esta entrevista ao Lance:

http://www.lancenet.com.br/fluminense/noticias/10-08-15/808370.stm?futebol-muricy-o-correto-e-um-trouxa-no-brasil

Duas perguntas resumem muito do que acho do Brasil atual:

“Entevistador: Você acha, então, que há uma perda de valores no futebol?

Muricy: Não existem mais valores, entendeu? Não existe mais isso, cara… E quando você tem uma atitude correta, ainda existe gente cara de pau que critica você. É uma coisa absurda o nosso país. Eu não faço isso para dar exemplo a ninguém. Não sou herói nem nada, como falou outro dia um desses aí. Mas eu tenho direito de ser o que sou. Sei que no nosso país está difícil mesmo. Você faz a coisa certa e o cara ainda tem dúvidas de você. “Por que ele fez isso? O cara é um romântico ainda.” Não sou romântico p… nenhuma. Sou homem. E tenho direito de fazer o que acho melhor para mim. Tenho de dar exemplo só para os meus filhos, para mais ninguém. Não quero ser modelo para ninguém. Os valores estão pequenininhos. Não sou nada, mas tenho direito de ser correto. E os caras ainda vêm me ironizar, falar um monte de besteiras. Então, o negócio do país é que o errado é o certo. Tem de levar vantagem em tudo. O correto é babaca, trouxa. Sofro um pouco por causa disso. Mas o certo é o que está aí: corrupção, tirar vantagem em tudo… Nosso país está indo pelo caminho certinho. Não tem valores para nada, contrato não vale nada, palavra não vale mais. Esse é o correto? Então estou indo para o outro lado. Mas sou o cara mais feliz do mundo. Ando de cabeça erguida.

Entevistador: Você acha que as portas se fecharam para você na Seleção?

Muricy: Só vou dizer uma coisa: um cara que é correto não tem nenhuma porta fechada. Não tenha dúvida disso. Não só no futebol, mas em todas horas. Sejam corretos que todas as portas estarão abertas.”

Muricy demonstra uma rara sinceridade e um ótimo senso de ética. Palmas para ele. Otário é quem não entende isto e quer a manutenção da Lei de Gerson. Pela qualidade do vídeo acima, ela já está ultrapassada e há muito.

Leave a Reply

