Como eu medito agora

Eu aprendi a meditar uns 4 anos atrás. Era algo que queria desenvolver em mim porque me sentia muito ansioso em alguns momentos e depressivo em outros.

A meditação, ao contrário do que muitos pensam, não é ficar com a mente parada, sem pensar em nada. O foco é estar no momento presente e não vaguear entre o passado que pode nos deprimir, e o futuro que pode nos deixar ansiosos.

Se pensamentos vierem, a recomendação costuma ser deixar eles virem e fluírem novamente sem permanecerem conosco.

Se a chave é estar no momento presente, várias técnicas nos são ensinadas: respirar profundamente e prestar atenção no mecanismo de respirar, ouvir uma meditação guiada, ouvir sons de rios ou ouvir bhajans, que são mantras cantados.

Tudo isso até que funciona bem para mim, mas as vezes me perco do procedimento de meditar e acho um pouco de dificuldade em pegar o foco.

Um dia, numa van, a caminho de um show, começou a tocar uma música e eu pensei: e se eu tentasse meditar aqui mesmo prestando atenção na música? Deu certo.

Passei a utilizar as músicas que mais gosto e ouço para meditar e notei algumas vantagens:

  1. Posso colocar meus fones de ouvido para ouvi-las e isso ajuda a ficar centrado
  2. Gosto muito de prestar atenção a cada detalhe das músicas que mais gosto e isso me faz ficar no momento presente
  3. Música me toca profundamente, então também é fácil eu me conectar comigo mesmo

Tentei vários tipos de música ao longo de 2 semanas e notei que as que me ajudaram mais são as mais instrumentais e principalmente de bandas que tenho maior predileção e conheço melhor as músicas e letras.

Espero que isso ajude outras pessoas que buscam a meditação como forma de melhorar a qualidade de vida. Certamente, me ajudou pacas.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.